Os Enigmas da Filosofia


Começa a 31 de Janeiro, no sítio do costume (a cooperativa), o curso "Os Enigmas da Filosofia" com Rui Freitas. Os cursos durarão até aos finais de Julho e decorrem às sextas feiras, entre as 20h e as 22h. O custo mensal é de 40€ (4 aulas de 2 horas por mês), com 10€ adicionais de material para começar o curso.


Aqui ficam mais algumas informações para os interessados. Contactem-nos para se inscreverem!

"Os Enigmas da Filosofia" - de Sócrates à Filosofia da Liberdade

Neste curso trata-se de investigar até que ponto somos livres ou, pelo contrário, altamente condicionados: Sem rodeios e objectivamente, somos realmente livres se não formos de modo nenhum limitados, condicionados ou coagidos seja interiormente (no pensar, no conhecer, no percepcionar, nas decisões morais, etc.), nem exteriormente, nos nossos actos externos.

À primeira vista isto parece uma definição totalmente utópica, impossível, pois não tem nada a ver com a maneira como geralmente percepcionamos, encaramos e vivemos a realidade.

Rudolf Steiner, na Sua obra “Filosofia da Liberdade” afirma a realidade dessa definição e explica as suas condições de possibilidade. A dificuldade a ultrapassar reside, segundo Steiner, nos aspectos relacionados com o carácter dualista do ser humano.

“Existem em mim duas almas…”, diz Goethe.

0 comentários: